sábado, maio 27, 2006

Ultra-som para endometriose

Pergunta nº 0604082 Uma endovaginal simples tem como detectar endometriose ou só com uma ultrassom especial?
Por favor leia http://www.gineco.com.br/endometriose_diagnostico.htm

Pilula Anticoncepcional

Pilula Anticoncepcional

Medicamentos que interferem com o anticoncepcional

Pergunta nº 0604166 TOMO O ... E ESTOU MTO INSEGURA DE COMEÇAR A TOMAR UM POLIVITAMINICO E POLIMINERAIS CHAMADO Natus gerin...fiquei com medo de alguma vitamina enfraquecer a pilula.É possivel isso?
Veja a resposta em http://www.gineco.com.br/interfer.htm

Dia de começar a tomar pílula

Li neste site, que pílulas como ..., inicia o tratamento a partir do primeiro dia da menstruação. Só que eu fui recomendada a tomar a partir do quinto dia. Tem alguma possibilidade do efeito da pílula não funcionar corretamente? Obrigada.
Siga sempre a recomendação do seu médico.

Programa Científico VI Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Campos do Jordão

Programa Científico VI Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Campos do Jordão

quarta-feira, maio 24, 2006

Faculdade de Medicina Unicamp 1971

Quadro pintado por Sérgio Matta, acervo da Clínica de Ginecologia e Obstetrícia Dr. Sérgio dos Passos Ramos.
A Faculdade de Medicina da Unicamp funcionava na Santa Casa de Campinas Posted by Picasa

Maternidade - Nina Ramos - 1982

 Posted by Picasa

segunda-feira, maio 15, 2006

Gravidez após vasectomia


Pergunta 0603822 Eu sou casado com um homem que fez cirurgia de vasectomia e gostaria de ter filhos agora comigo, é possível que eu engravide fazendo uma inseminação artificial?
Não, de maneira alguma. Pois se seu marido fez vasectomia ele não tem espermatozoides na ejaculação e portanto não adinat fazer inseminação artificial. O indicado nestes casos é a I.C.S.I. com a colheita do espermatozóide direto no epidídimo de seu marido através de uma punção.

HPV na gravidez


Pergunta nº 0603826 Se for constato que a pessoa tem mesmo o virus, ela pode engravidar depois do tratamento ou durante o tratamento, gostaria de saber mais sobre a parte de gravidez durante, e depois o tratamento?
Se uma mulher tem o HPV ativo ela deve evitar a gravidez até a constatação da eliminação do vírus. Isto porque alguns tratamentos para HPV podem ser danosos para a gravidez e o feto e também porque o ideal é que a gravidez sempre ocorra num organismo sadio. Mas se já estiver grávida o tratamento deverá ser feito levando-se em conta esta realidade. Existem alguns estudos que sugerem que possa haver contaminação do recém-nascido durante o parto normal.
Leia sobre complicações da gravidez.

Infertilidade Masculina


Pergunta nº 0603828 Meu marido tem uma quantidade baixa de esperma, 20 milhões, sendo que o normal é estar acima de 20 milhões, tento engravidar há 1 ano, sem sucesso,será que se eu tomar um remédio para ovular posso engravidar, já que estarei ciente do dia da ovulação?
De maneira alguma. Se o problema é do seu marido de nada adianta tomar um remédio para ovulação. Veja que a Sra. deve procurar um médico especialista em fertilidade e verificar quais são as alternativas para o casal. Nunca, mas nunca mesmo, use automedicação em casos de infertilidade. Os resultados podem ser desastrosos. Leia mais sobre infertilidade e seus tratamentos.

Lavar o cabelo na mesntruação



Pergunta nº 0603831 Lavar os cabelos e andar descalça afeta a menstruação? É motivo para cólicas?
Não. A mulher na menstruação não precisa ter nenhum cuidado a não ser a higiene pessoal.
Leia mais sobre menstruação.
Leia mais sobre cólica menstrual.
Leia mais sobre TPM.

Parceira com HPV


Pergunta nº 0603833 Minha parceira descobriu que tem hpv, quais são as chances de que eu tenha contraído o vírus, pois eu não aparento nada no pênis, posso doar sangue se contiver o vírus.
Sim, pode doar sangue se estiver contaminado com o vírus. O HPV é de difícil diagnóstico em homens mas o indicado é fazer uma peniscopia em você. Procure um médico urologista. Leia mais sobre HPV clicando na figura.

Depo-Provera e Infertilidade

Pergunta nº 0603835 O USO PROLONGADO DO CONTRACEPTIVO HORMONAL DEPO PROVERA 150 PODE VIR A CAUSAR INFERTILIDADE?
Não, mas após a suspensão do uso deste medicamento pode haver diminuição de fertilidade por um bom tempo.

domingo, maio 14, 2006

Ovários Polimicrocísticos


Pergunta nº0603695
O QUE QUER DISER UM OVARIO MICROPOLICISTICO? E A MESMA COISA QUE POLICISTICO?
Ovários micropolicísticos é uma descrição para ovários policísticos. Leia mais sobre Ovários Policísticos.

Corrimento Vaginal



Pergunta nº 0603738
Boa noitehá 2 dias atrás notei um corrimento estranho.Quando estava tomando banho notei que da minha vagina saia um corrimento era tipo um leite.Tentei Gostaria de sabe o que pode ser isso.Obrigada!
Olá A. Corrimentos são sintomas de vaginites ou cervicites ou outras doenças. Não use automedicação. Procure seu médico ginecologista pois tratamentos inadequados só pioram os sintomas. Leia mais

Isoflavona na menopausa

Pergunta nº0603740 Estou usando isoflavona ..., comprado numa farmacia de manipulção.... e prescrito por medico ginecologista.Como confiar na formula?
Primeiro converse com seu médico ginecologista. Segundo, as farmácias de manipulação são fiscalizadas pelo Serviço Público. Uma interessante reportagem sobre Farmácias de Manipulação pode ser encontrada no site do CREMESP.
Leia mais sobre Isoflavona em nosso site.

HPV no anus

Pergunta nº 0603762
Todo tipo de verruga no ânus é manifestação do HPV?
Não.
O virus pode ser completamente eliminado do organismo?
Sim.
Depois de destruídas todas as lesões, é possível se verificar, através de exame de sangue, se o virus ainda está presente no organismo?
Não existe um exame de sangue que mostre a presença do HPV no organismo.
Veja imagem de HPV no anus
Leia tudo sobre HPV

Relações Sexuais e Pílula

Pergunta nº0603776 Gostaria de saber á partir do inicio do uso da pilula anticoncepcional qual dia posso começar a ter relações sexuais sem o uso da camisinha...quanto tempo tenho que esperar ???
Leia a resposta à pergunta 0603801 neste blog.

Auto exame das mamas


Pergunta nº 0603785 - Gunma-ken Japao
Ao fazer o auto exame da mama notei que saia um liquido igual a leite dos meus seios,nao liguei muito mas ao fazer novamente um mes dpois notei q saia apenas de um dos meus seios desta vez.isso significa que tenho alguma doenca
Não, mas quando visitar seu ginecologista aí no Japão avise-o deste achado
Leia mais

Pílula e libido


Pergunta nº 0603789
Gostaria de saber se existe algum remédio anticoncepcional que em suas reações adversas não apresente alteração na libido.
Existem diversos tipos de pílulas porque existem diversos tipos de mulheres. Somente seu médico poderá identificar a pílula que mais se aproxima de você. Em casos específicos de alteração de libido uma avaliação criteriosa por parte do seu médico ginecologista deve ser feita para identificar se é esta mesma a causa da diminuição. Leia mais sobre libido.

Reversão de Vasectomia



Pergunta nº 0603791
se nunca alguém conseguiu reverter uma operação de vasectomia, e qual seria o procedimento
Não entendemos sua pergunta. A reversão de vasectomia pode ser feita mas seus resultados nem sempre são bons.
Leia mais sobre vasectomia

TPM e hormônios

Pergunta nº 0603794
Tenho TPM e gostaria de saber qual hormonio é mais liberado neste periodo? o Progesterona?
TPM pode estar relacionada ao nível de progesterona. Mas isto nem sempre é importante na teraía desta síndrome. Leia mais sobre TPM

Gardnerella não é DST

Pergunta nº 0603796
minha esposa fez um exame de cultura que acusou presença de gardnerella, existe algo neste exame como por exemplo: concentração excessiva de bactérias, que pode dar certeza ao médico, de que se trata de uma DST?
Gardnerella Vaginalis não é considerada DST, Doença Sexualmente Transmissível. Leia mais sobre Gardnerella

Tempo de uso da pílula


Pergunta nº 0603801
Se eu tomo pípula faz 1mês apenas, e transei sem camisinha, corro risco de engravidar? meu anticoncepciona é o D...
Leia sobre o uso correto da pílula

HPV e Colposcopia


Pergunta nº 0603802 Fiz um exame preventivo e a colposcopia e foi visto uma mancha branca no colo do ultero, na conclusão do exame não fica evidente ser hpv mas então o que seria? agradço a atenção antecipadamente!
Somente seu médico ginecologista poderá comentar seus exames.

Leia mais sobre colposcopia

sábado, maio 13, 2006

Consulta com o Ginecologista

Conversa com o médico ginecologista
Esta é a hora do médico lhe perguntar sobre as suas queixas, seus sintomas, a história de sua doença, seus antecedentes pessoais e familiares.Se você tem casos de câncer de mama, útero ou ovários na família, não esqueça de informar ao médico.Procure levar uma lista das doenças e cirurgias que já teve e dos medicamentos que está tomando.É muito importante que você fale ao médico tudo o que está sentindo e lhe ofereça o máximo de informações possíveis sobre seu estado de saúde.Muitas pacientes omitem dados importantes para que o médico descubra o que a mesma tem.Mas isto não funciona. O diagnóstico médico depende fundamentalmente da história clínica e do exame físico feito pelo médico.